sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Isaías 6

V.1-4: No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo.
Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam.
E proclamavam uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória".
Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram, e o templo ficou cheio de fumaça.
>> imagine essa cena.... Eu fiquei pensando, se ao som das vozes dos serafins, já fez fumaça e os batentes das portas tremeram, como deve ser ao ouvir a voz de Deus?! É muita grandiosidade e glória! Não é a toa que no comentário, fala que os serafins cobriam o rosto pq eles não têm uma glória q possa ser comparada ao do Senhor, e não podiam olhar diretamente pra ele (que nem paulo, que queimou a retina.). Tbm cobriam os pés em sinal de humildade. Meu Deus, e nós diante do Senhor, como que vai ser?!

E então temos a resposta: deve ser mais ou menos assim, pq Isaías era humano tbm...
V.5-7: Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! "
Então um dos serafins voou até mim trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz.
Com ela tocou a minha boca e disse: "Veja, isto tocou os seus lábios; por isso, a sua culpa será removida, e o seu pecado será perdoado".
>> "Ai de mim": isaías ficou espantado diante da glória de Deus, ficou com medo, e pronuncia uma maldição oracular contra si mesmo.
>> "sou um homem de lábios impuros": depois q os serafins proclamara, "Santo, Santo, Santo", claro, ele é santo, e ainda mais ao vê-lo, vamos perceber tamanha santidade e nos rebaixar diante de tudo isso.
>> brasa viva (fogo) tirada do altar: Foi preciso fazer isso para que Isaías se purificasse antes de chegar diante de Deus. O altar, segundo o comentário, simboliza purificação pelo sangue (que antes era sacrifício de animaizinhos, agora é por meio de Jesus); e o fogo simboliza a purificação por meio do Espírito . E atualmente, a gente pode ser purificado por meio do sangue de Jesus, e do ministério do Espírito Santo! <33 Jesus é bom!
>> sobre o evento de tocar os lábios de Isaías com a brasa: foi pra que os lábios dele fossem purificados, pra que ele pudesse falar as palavras de Deus, como ministro. --- fiquei pensando, o quanto que nossa boca mistura palavras impuras e puras? Será que a gente tbm não precisa entrar num processo de purificação dela? Deus não deve gostar dessa mistura, se ele teve que fazer isso com Isaías.

Aí Deus fala que quer destruir o povo, e no final, tem esse versículo:
V.13: E ainda que um décimo fique no país, esses também serão destruídos. Mas, assim como o terebinto e o carvalho deixam o tronco quando são derrubados, assim a santa semente será o seu tronco".
>> o tronco aqui, mostra que, mesmo depois de decepados/danificados acima de qqlr esperança, ainda tem o toco para que possa produzir novos rebentos, um novo botãozinho pra desabrochar e dar esperança mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário