sábado, 21 de janeiro de 2017

Isaías 1 -seção: devocional virtual para não gastar papel

Em negrito, os destaques que eu considerar importantes dos versículos e ">>" são os meus comentários; em itálico, o do comentador da bíblia de genebra! huhu

Ouçam, ó céus! Escute, ó terra! Pois o Senhor falou: "Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim.
O boi reconhece o seu dono, e o jumento conhece a manjedoura do seu proprietário, mas Israel nada sabe, o meu povo nada compreende". (>>remete àquela passagem que fala que as ovelhas conhecem a voz de seu pastor)
Ah, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade! Raça de malfeitores, filhos dados à corrupção! Abandonaram o Senhor; desprezaram o Santo de Israel e o rejeitaram.
Por que continuarão sendo castigados? Por que insistem na revolta? A cabeça toda está ferida, todo o coração está sofrendo.
Da sola do pé ao alto da cabeça não há nada são; somente machucados, vergões e ferimentos abertos, que não foram limpos nem enfaixados nem tratados com azeite. (>>Essa passagem eu achei muito "mãe", pq quando uma mãe vê seu filho todo machucado, o que ela anseia por fazer é limpar, fazer curativo, tratar. Mas Deus não pode fazer nada disso)
Isaías 1:2-6
>>Pra mim, essa passagem eu fiquei com dó de Deus, pq o jeito como ele escreve é claramente um pai que perdeu o seu filho. Mas não é quando isso acontece no shopping ou numa praia. É quando o seu filho escolhe coisas que não te agradam. E por causa disso, o seu filho tá todo machucado, das cabeças aos pés, mas Deus não pode fazer simplesmente nada, pq quem escolheu esse caminho fomos nós. 

11 "Para que me oferecem tantos sacrifícios? ", pergunta o Senhor. Para mim, chega de holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos gordos; não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes!
Sacrifícios: estas eram as observâncias centrais e visíveis da religião do Antigo Testamento. Embora Deus é quem tivesse ordenado que fossem realizados, esses sacrifícios não tinham valor sem a obediência de todo o coração.

"Venham, vamos refletir juntos", diz o Senhor. "Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão. V18
>> Aqui, em meio à esse capítulo com um monte de palavras violentas e frustradas, vemos um pingo de misericórdia e graça. Porque apesar de tudo que Israel (nós) fizemos contra Deus, contra a santidade dele, ele ainda quer nos fazer brancos como a neve e a lã novamentes. Não quer deixar nenhuma marca daquilo que já foi, ele quer nos restaurar!! 

Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra;
mas, se resistirem e se rebelarem, serão devorados pela espada". Pois o Senhor é quem fala! V20
O evangelho é uma espada de dois gumes: a vida eterna ou a morte eterna.

Vejam como a cidade fiel se tornou prostituta! Antes cheia de justiça e habitada pela retidão, agora está cheia de assassinos! V21
- Fiel: a piedade é demonstrada através da perseverança, da estabilidade e da coerência na obediência à vontade de Deus. Através do processo purificador, o Senhor renovará um remanescente que constituirá, novamente, uma cidade fiel, porquanto ele é fiel.
- Prostituta: No campo da religião, uma prostituta é uma pessoa idólatra, alguém que se esqueceu de Deus para servir aos ídolos. (>>lembrando que os ídolos de hj em dia são outros e mascarados no nosso dia a dia, para que/quem dedicamos o nosso coração?) Os pecados mencionados são todos evidências de que o povo de Deus o havia esquecido. (O que deve ser esquecido para um pai?)

27 Sião será redimida com justiça, com retidão os que se arrependerem.
- Redimida: este termo significa "resgatada", transferida ou libertada da possessão para outrém, através do pagamento de um preço. O arrependido, que virar as costas para a idolatria e a injustiça, encontrará liberdade de Satanás, do pecado e da morte através da retidão de Cristo, que lhe é imputada e aplicada ao seu coração pelo Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário