segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Isaías 3

V.1-3: Porque eis que o Senhor Deus dos exércitos está tirando de Jerusalém e de Judá o bordão e o cajado, isto é, todo o recurso de pão, e todo o recurso de água;
o valente e o soldado, o juiz e o profeta, o adivinho e o ancião;
o capitão de cinqüenta e o respeitável, o conselheiro, o artífice hábil e o encantador perito;
>> nos comentários, fala que o Senhor tirará toda espécie de líder nos quais o povo estava confiando como garantia de sua sociedade: guerreiros, sábios, mágicos e outras pessoas proeminentes.
- que, se um dia formos essas pessoas em quem o povo bota sua confiança, não sejamos pessoas orgulhosas, mas que devolvamos a glória pra Deus, como um espelho de 45* ;)

V.9: O aspecto do semblante dá testemunho contra eles; e, como Sodoma, publicam os seus pecados sem os disfarçar. Ai da sua alma! porque eles fazem mal a si mesmos.
>> Sodoma: nos comentários fala que essa comparação é pra dizer que Israel não tinha senso de vergonha, desafiando a Deus e agindo como se a aliança com o Senhor não existisse.
- Será que nossas atitudes diárias, em alguma parte, reflete como se a aliança com o nosso Papai não existisse? Que casamento é esse?

V.10,11: Dizei aos justos que bem lhes irá; porque comerão do fruto das suas obras.
Ai do ímpio! mal lhe irá; pois se lhe fará o que as suas mãos fizeram.
>> pois é, a Bíblia fala....cada um colhe o que plantou. Vamos prestar atenção nas nossas atitudes e como está o nosso coração sob a luz de Deus?

V.16-24: Diz ainda mais o Senhor: Porquanto as filhas de Sião são altivas, e andam de pescoço emproado, lançando olhares impudentes; e, ao andarem, vão de passos curtos, fazendo tinir os ornamentos dos seus pés;
o Senhor fará tinhosa a cabeça das filhas de Sião, e o Senhor porá a descoberto a sua nudez.
Naquele dia tirará o Senhor os seus enfeites: os anéis dos artelhos, as toucas, os colares em forma de meia lua,
os pendentes, e os braceletes, e os véus;
os diademas, as cadeias dos artelhos, os cintos, as caixinhas de perfumes e os amuletos;
os anéis, e as jóias pendentes do nariz;
os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e os bolsos;
os vestidos diáfanos, e as capinhas de linho, e os turbantes, e os véus.
E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro, e por cinto, uma corda; em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, cinto de cilício; e queimadura em lugar de formosura.
>> nos comentários, fala que as filhas de Sião viviam no máximo luxo, às custas de outras pessoas. Os ornamentos visavam impressionar os outros, fornecer dinheiro em caso de uma emergência e suprir proteção mágica contra a desgraça repentina. Esses adornos externos refletem uma atitude interior de orgulho. (1 Pedro 3:3-4) 
- Pois que o problema não são necessariamente os seus acessórios, e roupas que vc compra na Forever 21. Eu gostei muito do versículo 24... Será que a gente ta querendo aparentar uma coisa, mas quando a gente olha embaixo (no caso, dentro do nosso coração), a gente encontra mau cheiro? Calvície? Queimaduras? 
Como é a sua situação? Vamos cuidar do nosso coração pra que seja tão (ou mais <3!) bonito quanto o nosso exterior, que a gente cuida todo dia. Pq não cuidaríamos todo dia do nosso coração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário