quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Impressões De Um Filme Francês

Acabei de assistir a um filme francês chamado Amour. É sobre um casal de velhinhos, em que logo no começo do filme, a mulher começa a apresentar sinais de velhice. Primeiro, alzheimer, depois paralisia do lado direito do corpo. E eis que o marido se dispõe a cuidar dela como ninguém. Ele contrata enfermeiras, mas aparentemente, não fica satisfeito e passa a cuidar da esposa sozinho. Muitas vezes, ela gritava "dói" e quando ele perguntava aonde doía, ela não conseguia falar direito, pq sua boca também tinha paralisado. Mas ela parava de gritar aos poucos, quando ele fazia carinho na mão dela. Sim, parece um filme muito meloso. Mas na verdade, ele não é nada mais do que bem parado. O gran finale está por vir. Eis que uma vez ele ouve sua esposa gritando "dói" enquanto ele fazia sua barba. Imediatamente, vai para o seu quarto, e pergunta "onde está doendo?", faz carinho na mão dela, e como não parece bastar, ele começa a contar uma história de sua infância. Aos poucos, ela vai parando de gritar, o que me faz concluir que o que doía era a dor de estar sozinha, morrendo só. Quando ele termina a história, o rosto da esposa é de paz. Então ele pega um travesseiro e asfixia ela. Eu fiquei tão chocada, que to até agora remoendo isso, sem conseguir dormir. Como pode acabar assim? Eu nem acreditei, desisti do filme e assisti o resto no mais ou menos. Foi de verdade, uma cena muito chocante saber que ele amava ela e conseguir fazer isso. Vou ler a bíblia pra ver se eu ocupo minha mente com algo melhor... 

Ok, um amigo meu me pediu a moral desse filme, e eu vou dizer o que achei: eu estava chorando quando o homem contava sua história de infância pra sua mulher, não por causa da história. Mas pq mostra muita paciência e amor. E logo depois, ele asfixia ela. Na minha inconformidade, meus pais falaram que era pq ele não queria mais vê-la sofrer. Pra mim, isso não justifica de jeito nenhum, tanto que ela nunca pediu pra morrer. Sempre tentava conversar com ele, apesar da dificuldade na fala, cantava com ele toda manhã pra treinar a fala, e sorria quando podia. Cansei desse filme, vou dormir. (1h hora depois de ter assistido.....)

Nenhum comentário:

Postar um comentário