quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Plano em andamento

Eu sempre me deslumbrava com as minhas aulas de biologia no Band. E uma das coisas que eu guardo comigo até hoje é uma aula em que o Ricardo D'addio falou que cada fruta que uma angiosperma produz é uma tentativa dela de se reproduzir e espalhar sua espécie pelo território. Então ela usa vários artifícios como deixar as suas flores bonitas e suas frutas com cores atraentes e chamativas, e aí vem o bee e poliniza a flor. Vem o bichinho e come sua fruta, e faz cocô com a semente em outro lugar, e aí puf, seu plano deu certo e a planta mãe vai ter uma baby em algum terreno aí. 

Mas, com o evoluir do mundo, acabamos com esse ciclo, porque agora jogamos as sementes das frutas que comemos no lixo. E nada produz lá. E se por alguma sorte germinar, jogam mais lixo em cima e a planta não encontra a luz pra se desenvolver.

À parte de tudo isso, eu tenho uma angústia em ver tantos lugares pela cidade com terra e sem árvore, onde poderia mto bem ter uma. Minha teoria é que se todos os espaços pelas cidades do Brasil onde potencialmente poderia ter uma árvore, e tivesse ou fosse plantada uma, juntando todos esses espaços, daria pra ter uma Mata Atlântica, pq é realmente mto espaço mal aproveitado.

Esse mesmo professor, o D'addio, nas suas horas vagas, pega mudas de plantas e planta pela cidade. Eu sempre tive o sonho de plantar árvores pela cidade assim como ele. Ele disse que temos que dar preferência para plantas de pequeno a médio porte, para não serem cortadas pela prefeitura por serem grandes demais e atrapalharem os fios elétricos e a iluminação durante a noite. Também temos que escolher plantas que sejam angiospermas, pra ajudar as abelhas e borboletas a terem o que polinizar, e assim, ajudar na manutenção da sua espécie.
; e consequentemente, os passarinhos terão o que comer tbm quando tiver frutinha. Sobre o espaço, deve-se ter uma distância de 3 metros entre as árvores vizinhas pra não ter competição por iluminação.

Juntando tudo isso, eu estou pegando as sementes daquelas frutas que eu como e ta mto gostosa (genética mais provável de ser boa), ou de sementes que eu encontro no chão e acho bonitinha (fiz isso essa semana com umas que encontrei no estacionamento da enf :p), e fazendo germinar no algodão molhado. Depois, pretendo transferir pra terra e criar mudinhas....... E depois, São Paulo, here i come!
Primeiro teste: minhas sementes de maçã do bandejão já germinaram (to MTO feliz!!!!!!! Sério, haha. Eu deixo no meu banheiro pra ver elas todo dia e acompanhar seu crescimento. O dia em que eu vi as 2 primeiras germinarem foi....:)) e eu vou plantar no jardim que tem a UBS onde faço estágio :). Já pedi permissão pra minha tutora, e ela apoiou a ideia! Vai conversar com alguém da UBS pra cuidar da minha plantinha quando meus estágios ali acabarem. Que tutora, hein? O nome dela é Érica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário