quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

José

De todos os personagens da história do Natal, existe um sobre o qual não sabemos muito: José. O que ouvimos sobre ele vem da história do nascimento de Jesus contada por Mateus. Nela, aprendemos que José viu um anjo do Senhor num sonho, que disse para ele não ter medo de se casar com Maria. José acordou e acreditou no anjo.

Aprendemos algumas coisas importantes sobre José neste texto curto:

José era um "homem que sempre fazia o que era direito". Não existem muitos personagens nas Escrituras que são conhecidos especificamente por serem justos. José era. Mesmo podendo ter reclamado publicamente por causa da aparente infidelidade de Maria, José demonstrou bondade ao escolher a privacidade. Ele tinha planos de honrar Maria como pessoa, divorciando-se dela secretamente. Em vez de envergonhar Maria, José estava disposto a escolher o caminho da dignidade.
José também estava com medo. Normalmente, os anjos assustam tanto as pessoas que eles precisam falar para não terem medo deles. Entretanto, o anjo do Senhor diz para José não ter medo de outra coisa: de receber Maria como esposa. José provavelmente estava preocupado com a desonra pública, a humilhação e até ser renegado pela própria família. Deus sabia disso e encontrou José em meio a seu medo.
José decidiu acreditar no inacreditável. Era uma situação inacreditável, mas José escolheu ter fé na direção de Deus, em vez de confiar nas vozes dos seus familiares e da comunidade. Qual você acha que foi o custo disso para ele?
José estava disposto a perder muito para seguir a direção de Deus – ele provavelmente arriscou sua reputação e o relacionamento com amigos e parentes.

Quando olhamos para o nosso mundo, ficamos tentados a pensar em tudo o que arriscaremos se seguirmos o que Deus nos diz. E José provavelmente tinha dúvidas e perguntas, afinal de contas, ele era humano. Mas as perguntas e dúvidas o levaram de volta à verdade de que Deus está no controle. Ele era a fonte suprema de verdade e segurança para José.

As palavras que Deus falou por meio do anjo eram a única razão para José estar disposto a se arriscar tanto. As palavras de Deus para você nas Escrituras são a razão pela qual você pode obedecer a Deus corajosamente.

Para refletir:
O que você já sabia sobre José? Sua percepção sobre ele mudou? Por quê? Ou por que não?
O que a reação de José ao sonho nos ensina a respeito de confiar em Deus?
O que Deus tem instigado você a fazer que talvez envolva riscos?

Retirado de "O Mundo Cansado se Alegra: Um Devocional do Advento de 2020 • Devocional , Dia 3"

https://bible.com/reading-plans/22191/day/3?segment=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário