sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Pioderma inspiration

Pra quem não sabe, estou fazendo estágio na enfermaria de Dermatologia do HC. Existe uma paciente internada há 51 dias consecutivos (teve outras internações anteriores, longas tbm) por Pioderma gangrenoso. É uma doença que tem que fazer curativo todo dia. E nas última semanas, novas feridas têm surgido no corpo dessa menina, o que não é bom sinal. Antes, era só nos pés. Depois foi abrindo bolha nas coxas...agora já tem no couro cabeludo também. E quando faz curativo na cabeça, ela chora bastante. Grita bastante. Com analgésico ou sem analgésico. E às vezes, com o curativo sujo, nas visitas, eu percebo um cheiro, por causa do exsudato da ferida. 

Hoje estava pensando no sofrimento dessa paciente. Pensando que se fosse por ela, ela talvez escolhesse não ter que fazer o curativo pra que não sofresse. E não é assim tbm com as nossas feridas? Deus quer limpar, fazer curativo, pra entrar no processo de cicatrização até que se feche. Dói ter que deixar mexer. Mas se a gente não fazer curativo de tempos em tempos, começa a acumular tanto exsudato, e aquilo fica cheirando... Mas isso não é tão importante. A ferida sem curativo e não tomar os remédios direito pode aumentar a atividade da doença, e aumentar o tamanho de número das feridas. Até que elas nos consumam, infectam, e causam a morte. 
Não deixe que suas feridas matem sua alma, seu espírito, e por fim, cheguem ao seu corpo (sintomas físicos e mentais devido sentimentos e hábitos ruins). Deixe Deus fazer o curativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário