segunda-feira, 23 de julho de 2018

Deus nos ensina sobre amor e clamor (Salmos 107)

Achei esse salmo muito interessante, pq é como se ele estivesse contando várias situações, e em todas elas, termina igual, com os versos: "Então, na sua angústia, gritaram por socorro, e o Senhor os livrava das suas aflições (...) Que eles agradeçam ao Senhor o seu amor e as coisas maravilhosas que fez por eles!"
E são apresentadas situações bem diferentes, eu não tava esperando isso....tanto que comecei lendo em voz alta, em tom de conto, e depois fui lendo só comigo mesma de impressionada pela variedade de situações, das quais, todas, Ele fala que nos livra.
Recomendo a leitura, mas são elas: (obs: usei Linguagem de Hoje) ser estrangeiro num país (v.1-3), fome (v.5), revolta (v.11), depressão (v.10 e 12), pecado (v.17), perigo iminente (v.26,27), eventos climáticos adversos (v.33,34), pobreza (v.41). Cada um desses problemas neste Salmo está contextualizado mais pra época, são interessantes as ilustrações
Enquanto eu lia, fiquei fazendo correlações pras situações de hoje em dia, foram passando várias cenas na minha mente
Ser estrangeiro num país = ser refugiado do Oriente Médio
Fome = nordeste
Revolta = casos familiares 
Pecado = os piores que cometemos
Perigo iminente = assalto
Eventos climáticos adversos = falta de chuva que afeta o aporte de água nos nossos Reservatórios (Serra da Cantareira)
Pobreza = situação de favela em SP

Me fez pensar... O quanto realmente oramos pelos nossos problemas presentes? Ou a gente just go with the flow? Será que cada problema não é um teste de fé, uma provação, uma oportunidade pra vc exercer a confiança, a dependência, a oração, a intimidade?

Deus está nos ensinando a clamar. E ele promete que vai nos livrar seja lá qual for sua aflição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário