quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Isaías 5

V.1-7: Cantarei para o meu amigo o seu cântico a respeito de sua vinha: Meu amigo tinha uma vinha na encosta de uma fértil colina.
Ele cavou a terra, tirou as pedras e plantou as melhores videiras. Construiu uma torre de sentinela e também fez um tanque de prensar uvas. Ele esperava que desse uvas boas, mas só deu uvas azedas.
"Agora, habitantes de Jerusalém e homens de Judá, julguem entre mim e a minha vinha.
Que mais se poderia fazer por ela que eu não tenha feito? Então, por que só produziu uvas azedas, quando eu esperava uvas boas?
Pois, eu lhes digo o que vou fazer com a minha vinha: Derrubarei sua cerca para que ela seja tranformada em pasto; derrubarei o seu muro para que seja pisoteada.
Farei dela um terreno baldio; não será podada nem capinada, espinheiros e ervas daninhas crescerão nela. Também ordenarei às nuvens que não derramem chuva sobre ela".
Pois bem, a vinha do Senhor dos Exércitos é a nação de Israel, e os homens de Judá são a plantação que ele amava. Ele esperava justiça, mas houve derramamento de sangue; esperava retidão, mas ouviu gritos de aflição.
>> Eu gostei de ouvir uma historinha pra dizer aquilo que o Senhor queria dizer, eu me envolvo muito mais. Aqui, Deus mostra que ele teve trabalho pra plantar as videiras. Fez todo um investimento: construiu a torre e o negócio de prensar... Mas veio só uvas azedas. Será que não é assim entre Deus e a gente? Deus escreve uma história pra cada um. Ele investiu na nossa criação, na Bíblia fala que ele  que nos forma no ventre das nossas mães. Baita dum investimento fazer esse sistema de órgãos todo funcionar perfeitamente, como sabemos. Beleza. Aí a gente cresce, e Deus investe na nossa criação como indivíduos, nosso caráter.... E chega numa determinada idade em que começamos a ser responsáveis pelos nossos atos, e produzir nossos próprios frutos. E esses frutos? São doces ou azedos? Deus gosta de comer eles? 

V.8-17
Aqui, eu entendi que ele não condena necessariamente aqueles que tem casas grandes e acumulam riquezas. Mas quando vc tem tanta riqueza, e tanta distração que não se importa com aquilo que Deus faz (v.12)....então de que adianta? Todo mundo, junto com suas riquezas, vai tudo pro mesmo buraco. Meio trágico, mas é verdade. Graças a Deus temos a oportunidade de fazermos parte :) da obra de Deus, e elas são eternas! É tudo para a construção de um Reino que cresce e não é destruído. Que nem fala em Daniel, aquela visão ou sonho que ele teve, que tem uma estátua gigante feita de vários materiais diferentes, em camadas. Cada camada representa um povo. E daí que vem uma bola, e destroí tudo. E essa estátua desmorona. Essa bola é o Reino de Deus, pq tudo o que o homem, por si só, é e faz...acaba!

V.21 "Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em sua própria opinião" 
Bom....não tem o que dizer né? Quando a pessoa se acha inteligente ou sábio demais, cuidado. Por isso que é sempre bom perguntar a opinião dos outros. Mas tbm fica difícil querer agradar todo mundo, no final, a decisão é sua, e vc agrada a Deus. Mas seja humilde, e ouça.

No final de tudo, mostra Deus levantando uma bandeira e convocando um exército. Eles estão devidamente preparados, tanto seus utensilhos de guerra, quando seu corpo que "não se cansa nem tropeça, nenhum deles cochila nem dorme". Esse exército concovado, imagino que sejamos nós! As pessoas que Deus escolheu para fazerem parte do exército novo dele, para lutar por ele, vivermos uma vida que produz frutos doces, agradáveis ao Senhor. Será que estamos preparados! Nosso corpo tá pronto pra lutar? Maduro? E carregamos utensilhos de guerra (armadura de Gálatas) afiados, de bom material? Bom...temos que nos equipar! Nos prepara, Jesus! Faça da nossa vida um ambiente que exija isso de nós, e que escolhamos nos fortalecer e descansar em ti. Que a gente escolha se equipar, lendo e nos alimentado da tua Palavra. Te amamos, Jesus. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário