quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Ser amigo de Deus

Deus Fala com os Seus Amigos

Então o Senhor disse: “Esconderei de Abraão o que estou para fazer?” - Gênesis 18:17

Talvez ninguém seja citado como “amigo de Deus” com mais frequência do que Abraão. Enquanto a Bíblia se refere a Davi como um “homem segundo o coração de Deus” e a João como “o discípulo a quem Jesus amava”, Abraão tem a distinta honra de ser chamado de amigo de Deus em mais de um lugar nas Escrituras. 

Quando Deus decidiu exercer juízo sobre a maldade do povo de Sodoma e Gomorra, Ele disse a Abraão o que pretendia fazer.

Em uma amizade, as pessoas dizem umas às outras o que vão fazer. Pelo fato de Deus considerar Abraão Seu amigo, disse a ele o que ia fazer – assim como você diria ao seu amigo. Quando Abraão ouviu falar sobre a devastação que Deus pretendia liberar contra Sodoma e Gomorra, “Abraão aproximou-se dele e disse: ‘Exterminarás o justo com o ímpio?’” (Gênesis 18:23). Assim como Deus compartilhou os Seus planos com Abraão porque eles eram amigos, Abraão “aproximou-se” de Deus e falou abertamente e com ousadia sobre os planos Dele – porque eles eram amigos. Eles tinham um relacionamento em que podiam se comunicar livremente; podiam falar abertamente. O tipo de intimidade que Abraão tinha com Deus é fruto da segurança que ele sentia no Seu amor.

Deus quer ser seu amigo também – falar com você e ouvir o que você tem a lhe dizer. Comece hoje a aceitar de uma maneira totalmente nova o fato de que você é amigo de Deus e pode se aproximar Dele como tal.

_Retirado do devocional de Joyce Meyer: Ouvindo Deus a Cada Manhã

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

A gratidão e seus frutos

Ore e Dê Graças

Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa... ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer. - Daniel 6:10

Dar graças é muito importante para podermos ouvir a voz de Deus porque, assim como o louvor e a adoração, são algo ao qual Deus responde. Ver uma atitude de gratidão em Seus filhos é algo que Deus ama e aquece o Seu coração. Todas as vezes que damos a Deus um prazer como esse, nossa intimidade com Ele aumenta – e isso gera um relacionamento melhor com Ele.

Se não formos gratos pelo que temos, por que Ele nos daria mais alguma coisa para murmurarmos? Por outro lado, quando Deus vê que apreciamos verdadeiramente e somos gratos pelas grandes e pequenas coisas, Ele se inclina a nos abençoar ainda mais. De acordo com Filipenses 4:6, tudo que pedimos a Deus deve ser precedido e acompanhado por ações de graças. Independentemente do que pedimos quando oramos, as ações de graças devem sempre acompanhar a oração. Um bom hábito a se desenvolver é iniciar todas as orações com ações de graças. Um exemplo seria: “Obrigado por tudo que o Senhor fez na minha vida, o Senhor é tremendo e eu realmente o amo e lhe agradeço”.

Eu o encorajo a examinar a sua vida, prestar atenção aos seus pensamentos e suas palavras, e observar o quanto você expressa gratidão. Se você quer um desafio, tente passar um dia inteiro sem pronunciar uma palavra de reclamação. Desenvolva uma atitude de ações de graças em todas as situações. Na verdade, torne-se extravagantemente grato – e veja a sua intimidade com Deus aumentar enquanto Ele derrama bênçãos maiores do que nunca sobre a sua vida.

A PALAVRA DE DEUS PARA VOCÊ HOJE:

Diga palavras de gratidão e não palavras de reclamação.


_ copiado do devocional Ouvindo Deus a Cada Manhã, Joyce Meyer

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Sobre Trabalho, Dons, e Etc.


 Essa foi uma reflexão que eu tive recentemente, dado que estou nessa fase de arranjar trabalho...

Cheguei num ponto do desemprego que estou aceitando qualquer área da enfermagem, mesmo as que eu não curto muito. Só não me aproximo daquelas especialidades que trazem à tona traumas e más memórias vividas na graduação...

Também tenho lido um livro cristão chamado "Descobrindo o Seu Destino", no qual Michael Brodeur conta como foi o processo de descobrimento do seu chamado, e como identificar ele na sua vida.

Além de todas os trechos de lives que me saltam sobre o assunto, conversas e reflexões que partem da mente de uma ansiosa pela fase do desemprego.


Com toda essa bagagem, tenho questionado qual deve ser o trabalho ao qual devo dedicar minha vida, procurar... Porque... A verdade é que eu tenho muitos interesses, e também talentos, muitos dos quais, ironicamente, descobri durante da graduação de Enfermagem. Pintura em tela (já vendi quadros); panificação (vendo pães @padarinabakery); construção de lagos ornamentais (construí um na minha casa com valor equivalente a R$30.000) e claro, como Enfermeira. E nesta última profissão, abre-se um leque infinito de opções: Cuidados Paliativos, Dermatologia, Gestão, clínica de Ozonioterapia, Controle de Infecções, Anomalias e Síndromes Craniofaciais.... tantas e tantas opções!

Pra uma pessoa que consegue ser indecisa entre um pão de queijo e um steak de frango por 10 minutos em frente à vitrine de salgados (sim, isso já aconteceu), minha vida atual tem sido um desbunde! só que não.

Então, Deus, o que o Senhor quer de mim?! É o que eu tenho perguntado em várias das minhas orações antes de dormir.

Pensei: Deus foi um cara sério na hora da Criação do mundo. Dá pra perceber pela complexidade dos nosso sistema digestivo, da anatomia do sapo, da fisiologia do Rim, da cascata que acontece dentro das folhas para acorrer a fotossíntese, das diferentes velocidades da luz e do som, da forma como o som é conduzido por ondas(!!), da variedade dos seres aquáticos, e da variedade de climas ao redor do mundo! Me lembrei da aurora boreal. que negócio é aquilo?!

Enfim. Ele também não estava brincando quando criou a gente. não é como naqueles memes, em que Deus está salpicando ingredientes como o Professor das meninas super poderosas! rs. Ele sonhou com isso. É o mesmo criador de todo o resto do universo. 

Então, ele pensou nas características que ele ia colocar em mim. Não foi uma combinação aleatória e diversa, como parece ser com os meus talentos. E se a gente recebesse esses dons, como receberíamos, sabendo da grandeza de quem Deus é, eu tenho quase certeza que trataríamos nossos dons muito diferente do que tratamos.

Imagina, do mesmo criador que fez a Via Láctea e as grutas onde se formam as pedras preciosas nas combinações perfeitas entre pressão, calor e elementos químicos, veio pra você um presente. Algo que você faz bem com muita naturalidade e pouco esforço. A gente ia querer mostrar isso pro mundo inteiro, se esbanjando do presente de um Cara tão... pimpão.

Tá bom, Karina, entendi o seu ponto, vc diz que temos que trabalhar com aquilo que gostamos e que fazemos bem. Mas essa é, na verdade, uma ideia muito romântica e idealista, porque o mundo contemporâneo não valoriza certas áreas do conhecimento, e a gente precisa pagar as contas! você sabe quanto que é Seguro saúde, IPTU, e o kilo do arroz?!

Sim, eu sei. Mas penso que quando escolhemos o que vamos fazer baseado nisso, e nos adaptamos a encontrar prazer no meio em que inicialmente não encontraríamos, estamos vivendo em função de algo: dinheiro. E não em adoração a Deus, que te deu os presentes. É como se deixássemos os presentes ainda embrulhados embaixo da árvore de natal, sem abrir, porque preferimos comprar nosso próprio presente de uma vitrine de loja, tendo maior controle dos elementos participantes da nossa vida.


Não estou falando que essa é a única forma de viver a vida que Deus gostaria que você vivesse. Existem muitas outras áreas da vida e momentos cotidianos em que podemos adorar a Deus.

Mas será que você está no CENTRO da vontade de Deus?!